Dicas

A Brilliance coloca à disposição de seus clientes uma seleção especial de textos sobre as etapas de organização de um evento. Conheça mais clicando nos itens abaixo.

A Importância de Contratar um Profissional

São inúmeros os detalhes que devem ser previstos para garantir o sucesso de um evento. Quando se pode contar com o know-how de profissionais com experiência do mercado, as etapas de organização de um evento transcorrem de forma tranqüila e com segurança.

A atuação do organizador de eventos é de fundamental importância. Os anfitriões, sejam noivos, aniversariantes ou empresários, devem se sentir como convidados na própria festa. Cabe ao organizador, realizar o melhor evento possível, levando em conta preferências e estilo do seu cliente.

Entre as vantagens desse tipo de consultoria estão um maior poder de barganha e um conhecimento prévio dos parceiros terceirizados.

Fazem parte do conjunto de atribuições do organizador de eventos:

Cerimonialista ou “Wedding Planners”

  • Acompanhar e orientar o cliente na escolha e contratação dos demais profissionais envolvidos.
  • Oferecer mais de uma opção de profissionais e alternativas de menor custo e melhor qualidade.
  • Elaborar o roteiro.
  • Acompanhar toda a montagem no dia do evento, de acordo com o planejado com o Cliente.
  • Organizar a recepção aos convidados.
  • Orientar a atuação do fotógrafo e filmagem.
  • Coordenar e acompanhar cada momento específico do Evento.

Por que contratar Assessoria e Cerimonial de Casamento?

O casamento é algo mágico que “toda” mulher desde menina sonha com o dia que felizmente encontrará o príncipe encantado, como um conto-de-fadas.

E para que este dia fique perfeito e sem preocupações do início ao fim, é importante que alguém coordene tudo isso. Por estes motivos que se contrata uma empresa de assessoria e cerimonial de casamento.

Este é um segmento em alta, que a grande maioria dos noivos acha indispensável e, sinceramente é, pois todas as solicitações feitas às demais empresas são anotadas pela cerimonialista que confere tudo no dia do evento e não deixa que nada fique fora do lugar.

As empresas oferecem diversos pacotes que vão desde a escolha da igreja até a coordenação na data do casamento. É uma ótima opção para quem não tem tempo de solicitar inúmeros orçamentos e não quer se preocupar no dia do evento, pois a cerimonialista fará um contato preliminar com todos os fornecedores, contratos e coordenará tudo durante o casamento. É como se fosse um anjo da guarda, é um elo entre noivos e todas as empresas contratadas.

Além disso, o serviço conta com pessoas qualificadas que estarão atentas a todos os detalhes, como a bebida que está sendo servida, se os convidados foram bem acomodados, se a música está adequada ao perfil dos noivos, se as velas foram acesas, se a decoração está de acordo com o layout contratado, etc.

Por isso, não deixe que o sonho de muitos anos vá por água abaixo, porque qualquer problema a equipe de cerimonialistas estará lá para resolver qualquer questão.

Brilliance – Eventos Personalizados.

A nossa indicação de Sites p/Consulta

www.casamenteiras.com.br

Orkut – Brilliance – Veja nossas fotos.

www.milleniumfestas.com.br

Ah! Como vestir-se?

A simplicidade é o maior segredo para se alcançar a elegância.

O ditado diz que “o que está na moda, não incomoda”. Embora se saiba sobre o dinamismo da moda, pois as tendências mudam rápido, não é tudo o que “está na moda” que fica bem em todas as pessoas.

A regra maior de elegância é ditada pelo estilo de cada um, o que faz parte da personalidade. O bom senso é o melhor conselheiro da moda, visto que esta sofre interferências de fatores como idade, circunstância, aspecto físico, profissão e outras.

Escolha roupas com bom corte, conforto, tecidos de qualidade e, principalmente, de acordo com seu estilo.

Como vestir-se?

Sempre que recebemos convites, especialmente os mais formais, ficamos com essa dúvida. Abaixo, seguem algumas orientações para solucioná-la.

Trajes Masculinos

Trajes Femininos

Dicas

  • Convites de casamento não mencionam o traje, pois está implícito que é Passeio Completo.
  • Infringir essas regras soará, no mínimo, grosseiro e acintoso, fazendo o protagonista parecer tolo e ignorante. Não raras vezes, presenciamos, em cerimônias de casamento, convidados e até padrinhos com camisas de manga curta ou calças jeans.
  • É importante observar que não se usa terno claro e nem marrom depois das 18h.

Para ter mais dicas sobre Trajes, consulte o livro Educação e Requinte.

Aspectos Legais

Casamento religioso com efeito civil

A religião e a moral influem na formação dos costumes familiares e na legislação que o Estado dita para regular a constituição da família. Muito da concepção e do sentido do casamento civil vem de nossa civilização cristã. Por isso, é difícil compreender a opção dos brasileiros por duas cerimônias de casamento, a religiosa e a civil, quando uma seria suficiente.

Caso os noivos optem pelo casamento religioso com efeitos civis, devem proceder à habilitação perante o Cartório de Registro Civil. É exatamente a mesma habilitação exigida para o casamento civil. Caso não haja impedimentos, o Cartório autoriza o oficiante religioso. O casamento deverá ser celebrado no máximo em 90 dias. A inscrição do casamento religioso no Registro Civil é obrigatória para sua validação.

Alteração do sobrenome

Antes considerada “quase” propriedade do chefe da família, a mulher era obrigada a anexar o sobrenome do marido. Depois, fruto do movimento feminista, às mulheres a Lei facultava a conservação do sobrenome de solteira. Hoje, os maridos também podem anexar ao sobrenome familiar o da esposa ou os dois podem conservar os sobrenomes de solteiro.

Documentos

Os documentos que o cartório pedirá ao casal para que possam casar no civil são os seguintes:

  • Carteira de Identidade (original e xérox).
  • CPF (original e xérox).
  • Comprovante de residência.
  • Certidão de Nascimento recente (não pode ter mais que 90 dias) e é retirada no cartório onde você foi registrado (a).
  • Data de nascimento ou falecimento dos pais.

Cerimonial e Organização

Organização e Cerimonial

Nem sempre é clara a distinção entre cerimonial e organização de eventos. Embora um esteja na relação direta do outro, suas propostas de ação têm algumas diferenças. “O cerimonial tem como tarefa básica fazer com que a programação (definida pelos donos do evento) se desenvolva de forma correta, sem entraves, seguindo o protocolo, de modo que os anfitriões não se envolvam e possam desfrutar de cada momento de sua festa”. A incubência de controlar, administrar e executar todas as tarefas necessárias, além de resolver imprevistos, é do cerimonial que, ao lado de tudo isso, pode também realizar um trabalho de assessoria no que tange à preparação do acontecimento.

Exemplificando:”num casamento, caberá ao cerimonial fazer a recepção – atuando como uma extensão dos anfitriões – controlar e fazer com que se desenrolem seqüencialmente e sem entraves todos os momentos-chave da ocasião, como hora de dar início ao serviço de bufê, ao brinde, à valsa…”. Já a organização de eventos envolve muitos outros itens, tratando-se de tarefa mais complexa e de maior envolvimento, com a incumbência de preparar todos os elementos do começo ao fim da festa: decoração, música, filmagem, etc. Todos os profissionais envolvidos ficam sob o controle e responsabilidade do promoter habilitado pode também efetuar o cerimonial do evento, cumprindo as duas funções, intimamente ligadas, além de complementares.

Fonte: Guia Festa.

Flores e suas Estações

PRIMAVERA: Amor-perfeito, boca-de-leão, bromélia, calêndula, crino, crisântemo, dama-da-noite, flor-de-cenoura, flor-de-ervilha, flor-de-noiva, hortênsia, junquilho, lírio, margarida, rainúnculo, vcsônia, violeta e yucca.

VERÃO: Amerocális, boca-de-leão, copo-de-leite, flor-de-lis, gérbera, goivo, hortênsia, lírio e yucca.

OUTONO: Amerocális, amor-perfeito, camélia, hortênsia, íbris, íris, violeta e yucca.

INVERNO: Amarílis, camélia, cimbídium, coroa-de-cristo, denjari, dendróbio, delfin, esporinha, flor-de-alho, flor-de-maçã, flor-de-pêssego, íris, jasmim, soledaste, stífia, stropéia e tulipa.

DURANTE TODO ANO: Angélica, açucena, bobádias, chuva-de-ouro, cravos, crisântemos, estrelícia, gérbera, gipsófila, orquídeas em geral e rosas.

Lista de Convidados

Dentre as coisas que precisam ser pensadas com antecedência para a realização de um casamento, com certeza, a lista de convidados é uma das que requer mais atenção. Isso porque, além de ter que decidir quais pessoas você deseja convidar, é preciso um certo tempo entre a entrega dos convites e a data da cerimônia .

O critério de seleção dos convidados varia muito de acordo com o perfil dos noivos e o tamanho do evento. Se optar por uma cerimônia simples e pequena, é aconselhável que convide apenas os amigos mais íntimos e os familiares. Mas se o evento for grande e você tiver recursos financeiros para custeá-lo é ideal que faça uma relação de todos os parentes e amigos para que ninguém fique de fora.

Nunca é demais elaborar uma segunda lista de convidados, já que imprevistos sempre acontecem e algumas pessoas podem acabar não confirmando presença no casamento. Com esse “plano B” em mãos e com tudo planejado, as chances de algo dar errado no dia mais importante da sua vida são bem menores.

Livros Especializados

 Casar – Do Planejamento à Celebração em Grande Estilo, de Vera Simão.

  • Etiqueta Século XXI, de Célia Ribeiro.
  • Etiqueta na Prática, de Célia Ribeiro.
  • Manual de Organização de Eventos, de Luiz Carlos Zanella.

Para acertar em cada detalhe – CONVITE

 Perguntas e respostas que vão ajudar na preparação correta de todos os detalhes de seus convites e acessórios da papelaria do casal.

1. Com quanto tempo de antecedência os convites devem ser encomendados?

Recomenda-se de 4 a 5 meses de antecedência, pois há várias etapas que envolvem o processo, como escolha do modelo e papel, confecção de prova de texto, aprovação do texto, elaboração dos convites, conferência pelo controle de qualidade e entrega, para que o casal ainda os encaminhe para o calígrafo. Depois desta etapa vem a distribuição aos convidados, que deve ser feita pessoalmente e encerrada 1 mês antes do casamento. Desta forma, para que não haja nenhum tipo de stress, recomendamos este prazo.

2. Com quanto tempo de antecedência os convites devem ser entregues aos convidados?

O ideal é que comecem a ser entregues no mínimo 2 meses antes do casamento, pois quando faltarem 30 dias para o evento, a entrega deve ser encerrada (prazo para se entregar 100 convites. Para quantidades maiores, o prazo também será maior).

Esta antecedência possibilita que os convidados providenciem seus trajes, reservem a data na agenda e se preparem para o grande dia.

3. Como deve ser o texto do convite?

Existem várias opções e cada vez mais as pessoas tentam inovar.

A versão mais usada é a tradicional, quando os pais convidam para o casamento dos filhos (isso porque no passado, os pais bancavam todo o evento e assim podiam convidar todas as pessoas); uma versão que vem ganhando espaço é aquela onde os Noivos, juntamente com os pais, convidam para o casamento. É um tipo de texto mais moderno, que reflete mais a realidade, quando todos contribuem financeiramente para que a festa se realize.

Existem ainda outras possibilidades menos ou mais formais, adição de frases; enfim, todas são corretas, desde que todos os dados estejam claros e que os convidados possam sentir o verdadeiro significado do convite.

4. Se um dos pais é falecido, devemos mencionar o nome do convite?

Sempre desejamos mencionar seus nomes, mas se a pessoa é falecida, ela não tem meios para convidar. Assim, sugerimos que se coloque a expressão i.m.(in memoriam) ou ainda se coloquem os noivos convidando com a bênção de seus pais, sem que se mencionem os nomes. Desta forma todos os pais estarão sendo homenageados.

5. Qual deve ser o tipo de letra escolhido para o texto e as iniciais?

A fonte escolhida deverá combinar com o estilo do convite. Convites formais pedem fontes clássicas e informais, fontes mais descontraídas.

Igrejas

Capela da Assunção Rua Goitacaz, 304 (51) 3268.6442
Capela da Pia Rua Cabral, 571 (51) 3332.1666
Igreja Batista Mont Serrat Rua Silva Jardim, 785 (51) 3330.5187
Nossa S. Auxiliadora Rua 24 de outubro, 1751 (51) 3332.6521
Nossa S. das Graças Av. Wenceslau Escobar, 2380 (51) 3268.1341
Nossa S. de Lourdes Rua General Caldwell, 1022 (51) 3223.1243
Paróquia S. Manoel Av. Cel. Lucas de Oliveira, 711 (51) 3331.4427
Paróquia São Sebastião Av. Protásio Alves, 2542 – Bairro Petrópolis (51) 3331.2708
Sagrado Coração de Jesus Rua Padre João Batista Réus, 1133 (51) 3342.6869
Santa Cecília Rua Santa Cecília, 1495 (51) 3331.2001
Santa Terezinha Avenida José Bonifácio, 645  (51) 3332.1801‎
Santa Terezinha do Menino Jesus Rua Ramiro Barcelos, 386 – Bairro Floresta (51) 3225.5542
São João Batista Av. Benjamim Constant, 76 – Bairro São João (51) 3342.4270
São José Av. Alberto Bins, 467 (51) 3224.5829
São Pedro Av. Cristovão Colombo, 1629 (51) 3222.2785